30.10.09

Homenagem: Halloween


O Halloween, a Grande Abóbora e o que temos a ver com isso


Todo ano a gente ouve a mesma coisa: o Halloween tá chegando. A verdade é... e daí? Mesmo sendo consumidora voraz de terror, a data não me emociona. Antes de tudo, esclareço que não sou militante nem nacionalista mas... não deu certo. Acho que a gente devia desistir.

Halloween soa comercial, soa fake, soa americano.
E por ter isso em mente resolvi investigar sobre esse dia tão comentado.
De quem foi a ideia de transformar abóboras em lâmpadas? E os doces? Você sabe de onde vem a ideia das fantasias? Durante minha investigação encontrei uma história bem sinistra. Leia e depois decida se você é realmente adepto.

A LENDA DE JACK O´LANTERN. Jack era um alcoólatra que em 31 de outubro o Diabo veio levar sua alma. Desesperado, ele implora pelo último gole, o Diabo concorda, mas Jack estava sem dinheiro e pede ao Diabo que se transforme em moeda. O Diabo queria se livrar daquilo e concorda. Jack pega a moeda e coloca na carteira, que tinha um fecho em forma de cruz. O Diabo fica preso e implora pra sair, concordando em deixar Jack em paz durante 1 ano. No ano seguinte, volta o Diabo. Esperto como sempre, Jack pede pra ele pegar uma maçã em cima da árvore. O idiota sobe e Jack desenha uma cruz no tronco. Novamente o Diabo fica preso, implorando pra descer. Jack pede para ser deixado em paz para sempre, e é o que acontece. De qualquer forma, logo depois Jack morre. Ele tenta entrar no céu, mas seu visto é negado. Lembra-se do Diabo e vai até ele. O Diabo, ainda humilhado e envergonhado, não aceita sua entrada no inferno, mas joga uma brasa pra Jack andar pelo limbo. Para que a brasa não apague, Jack a coloca dentro de um nabo (sim, um nabo, e não uma abóbora!) e sai perambulando. Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O´Lantern (Jack da Lanterna). Todo dia 31 de outubro, quem presta atenção e vê uma luzinha fraca sabe que é Jack, procurando um lugar.

Nabos? Mas não são abóboras? Como sempre, os Estados Unidos se apropriam de tudo e para a América (e todo o resto do mundo) Jack passou a iluminar seus caminhos com esse legume. Os nabos eram mais raros, abóboras têm aos montes... Ok, mudem a lenda!

TRICK OR TREAT? Acho um absurdo pessoas que não conseguem nem pronunciar essa frase sejam adeptas do Halloween. A brincadeira de "doces ou travessuras" - adaptadas para crianças americanas - vem de um costume Europeu do séc IX chamada "souling". Os cristãos iam pedindo "soul cakes" nas casas. Para cada bolo que ganhassem, faziam uma oração para um parente morto. Acreditava-se que assim estavam ajudando as almas do limbo a irem para o céu.



É DIA DAS BRUXAS? A data não é conhecida assim à toa. A história diz que as bruxas se reuniam todo ano, neste dia, para estudar feitiços e maldições. Elas se transformavam em várias coisas, e para conseguir achar uma delas era preciso colocar roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween.

ESCOLHA SUA FANTASIA. Mais uma lenda, dessa vez celta, fala que os mortos ao longo do ano voltam à procura de corpos vivos para possuir. As fantasias seriam disfarces, em que usamos para confundir essas almas.

Ou seja, é tudo ao mesmo tempo nessa noite fatídica.

Gostou? Se identificou? Antes de sair fantasiado por aí, entenda se isso combina com você. Se acha que sim, Happy Halloween.

CHARLIE BROWN E SUA TURMA
Minha única e deliciosa conexão com essa data vem do episódio do desenho do Snoopy, a Grande Abóbora. Linus, o irmão da terrível Lucy (alguma semelhança?) esperava por essa entidade todos os anos, no meio da plantação, como a gente faz com o Papai Noel. Dava pena dele, porque os amigos o alertavam e Lucy o humilhava cruelmente (será q meu irmão achou a semelhança?). Resumindo, Linus acreditava naquilo e acabava perdendo as festas de Halloween. Perdia o "trick ou treat", as fantasias e os doces.



CLIQUE AQUI E ASSISTA ESSE EPISÓDIO AGORA, DUBLADO PELO SBT, NA TV TERROR.

23.10.09

DISSECAMOS: "Garota Infernal"

(Jennifer´s body, 2009)

Um filme que merecia um nome melhor
Nova obra da autora de 'Juno' traz bom terror com diálogos irônicos

Megan Fox realmente é linda de hipnotizar, e Diablo Cody realmente escreve bem. A ex-stripper que ganhou o Oscar de melhor roteiro por Juno provou que não foi sorte de principiante. "Garota Infernal" é de assistir de boca aberta, ou de morder a língua - para quem achar que o título traz apenas um filme de Sessão da Tarde. É para dar atenção ao roteiro, ao diálogo rápido, às palavras escolhidas.



Cody tem uma linguagem fácil e ousa sem temer. Detalhes como o Drink 9/11 ("que se não beber rápido fica marrom") fazem parte das pequenas cutucadas da roteirista. A diretora Karyn Kusama está em total sintonia, caracterizando bem os personagens e com uma trilha atual e diversificada (mulheres, uni-vos!).

Confesso: fui preconceituosa devido ao título em Português.
Dessa vez a tradução errou feio e desconfio até que não viram o filme. Em inglês, chama-se "O Corpo de Jennifer", e é no mínimo assim que deveria ser chamado. A história começa pesada, como eu não imaginava. A doce Needy (nerd à la Juno) está em um hospício, agressiva e transtornada. Ela narra o filme e a vontade de saber como ela foi parar lá é incessante.

Megan Fox é uma isca: atrai o público, a crítica e bobões apaixonados desde Transformers. Funciona muito bem. Mas quando nossos olhos se viram para Needy, vemos que ela sim é a protagonista. A admiradora de Jennifer se orgulha de ser a melhor amiga da cheerleader (e sofre, claro). Um dia, as duas saem juntas e o bar em que estão pega fogo. Jennifer some e volta esquisita. Sim, ela foi possuída. E começa a diversão. E a curiosidade (por que essa menina está no hospício??) nos persegue do início ao fim.

Recomendo de verdade. E recado aos apressados: não saiam antes de terminarem os créditos com as imagens em p&b. O final está ali. É bom demais - de um sadismo ímpar.

Parabéns a Diablo Cody, sou fã de roteiristas e sua história de vida é de persistência e amor ao texto. Assistam!

Gotas merecidas (0 a 10): Roteiro - 10, Sangue - 6; Medo - 3;

NOVIDADE! TV TERROR:
ASSISTA AO TRAILER E MUITO MAIS EM CANAL EXCLUSIVO.
É SÓ CLICAR AQUI.


16.10.09

às quintas no Multishow



Sangue + big brothers + zumbis

Dead Set é a série de terror que traz uma mistura no mínimo curiosa




Semana que vem teremos 2 boas estreias no cinema (aguarde), mas ontem, surpreendentemente, a estreia foi na TV. Mais precisamente, no Multishow (canal 42 da net).

Adoro seriados de terror/suspense, mas eles são escassos.
Dead Set é uma série de 5 capítulos que envolve duas temáticas bem conhecidas: ZUMBIS e BIG BROTHER. É um prato cheio para quem critica os realities por ai, e serve como inspiração para um debate mais caloroso entre os engajados. A sinopse - como qualquer história de zumbis - é muito simples. Um vírus terrível transforma todos em mortos-vivos e a disseminação acontece rapidamente, até sobrar (quase) ninguém.

EPISÓDIO 1- (ontem 21h30):
Os personagens foram apresentados muito bem e rapidamente: o diretor do show (um Boninho bem afetado), a apresentadora histérica e querida (como assim, Bial?), os idiotas confinados na casa e a estagiária da produção, que faz o papel da esperta.

É noite de eliminação no BBB britânico (a apresentadora do reality topou fazer o papel dela mesma) e a mãe de uma participante chega ao local já infectada, mordida, sangrando. É o que basta pra todos (ah se fosse aqui) serem contaminados em minutos!

Tudo é passado ao vivo, afinal, os olhos da Inglaterra estão voltados para aquela atração (alguma semelhança?) e a gente chega a falar "bem feito" quando os zumbis estão sedentos no meio do povão. Os outros zumbis (leia-se os BBBs) e a produção ainda não sabem de nada, porque só enxergam a tonta que está sendo eliminada. Enquanto isso, os mortos-vivos fazem a festa, mordendo direto na jugular da galera. Adoro quando os zumbis voam na jugular. Faz muito mais sentido do quando eles querem cérebro. Tem como um ser irracional falar "brain" e ter desejo por miolos? O lance é sangue!


Seriadozinho sanguinário
Ao fim do episódio, todos ao lado de fora já foram destruídos (é bem violento) e a produção foi mordida. Ou seja, mais zumbis vão despertar. O programa sai do ar, o diretor deu ataque mas quando a coisa pega ele se mostrou bem medrosinho. E a gente ri. O sádico é imaginar os NOSSOS BBBS se dando mal. Bial correndo, Boninho chorando... sim, é um terror sádico para quem conhece o reality. Pura diversão.


Nham nham, quinta-feira tem mais. To sedenta ;)

SOBREVIVEU? NÃO ESQUEÇA:
Dead Set (2008).
Toda quinta, às 21h30,
no Multishow.

9.10.09

Homenagem: Stephen King

Ao mestre, com carinho.
Uma homenagem a Stephen King, o eterno.



No fim de semana em que Bastardos Inglórios vai roubar a cena, vou falar do meu ó-sagrado-mestre-a-quem-tudo-devo Stephen King.

King está pra mim como um autor de conto de fadas está para crianças (e meu irmão compartilha o sentimento). Tivemos uma infância carregada de Cemitério Maldito, Carrie e O Iluminado (com as creepy twins acima). Minha mãe é fanática, entende tudo dele. E já traduziu um de seus livros, o que nos fez recebê-lo como alguém da família.

São histórias imperdíveis como Louca obsessão (leia o livro), Cujo, Cristine e A Colheita Maldita, que me emocionam só de lembrar. Alguns menos conhecidos, como A Maldição e Trocas Macabras nos fazem desconfiar se o autor é uma pessoa sã. E tem os que merecem um pedestal: O Cemitério Maldito, O Iluminado (de Kubrick), It (que dá medo de palhaços) e Carrie, a estranha (peninha da personagem e torcida por vingança).

Apesar de fã, admito que ele é teimoso em ir além dos livros. Às vezes, se acha roteirista e perde a mão. Nesses casos, os filmes são longos e arrastados, porque ele talvez queira passar a riqueza de detalhes que só funciona em livros. O Apanhador de Sonhos, Sonâmbulos e o seriado Rose Red eu não recomendo.

No início do ano, foi lançado em DVD O Nevoeiro. Simplesmente genial. Fica a dica. De uma tensão única, você passa o filme tão sem informações quanto os personagens. Uma cidade é invadida por um nevoeiro, existem criaturas do lado de fora e todos se refugiam no supermercado. O filme se passa lá dentro, e vamos conhecendo típicos personagens de King, como a fanática religiosa e o redneck. Como sempre, ele continua sem pena dos bonzinhos nem torce por final feliz, como já mostrou antes. Não tem a menor empatia. Amo.



QUEM SOBREVIVER:

Alugue: O Nevoeiro.
Lembre-se do post
anterior sobre
dar uma chance.


2.10.09

Top GOTA: 6 DVDs


A nova safra que você precisa experimentar.
De demônio a fantasmas japoneses, novos filmes continuam impactando.

Hoje estreia Terror na Antártida, que de terror só tem o nome. Em inglês, nem isso: WhiteOut é a adaptação do HQ homônimo e trata-se de uma detetive investigando o primeiro caso de assassinato no continente gelado. O filme não me interessou. Explosões e tiros esperam por você, não por mim.

Hoje dedico o blog às opções de Terror. Particularmente, adoro tudo - do filme gosmento ao levado a sério - mas nem todo mundo é assim. E ainda ouço
que "filmes de antigamente assustavam mais". Injusto.

Aproveite o fim de semana e quebre o preconceito. Escolha entre 6 filmes dos 6 gêneros abaixo e assista. CATEGORIAS:

1) Espíritos mal resolvidos -"O ORFANATO"

Agrada a todos. É assustador, mas dá uma quebrada porque são muitas crianças. O cenário é a Espanha, em uma praia com linda fotografia... ameniza. Leva-se sustos mas a empatia com os personagens é maior. Indicado para medrosos. (2007)




2) Sangue e tortura - "TURISTAS"

Experimento com corpos e roubo de órgãos. Podia ser no Texas, Austrália ou Dinamarca, mas é no Brasil. Tem gente ensanguentada e torturada, e vale reparar nas referências ao país. Parabéns aos roteiristas, o trabalho de pesquisa foi bem feito. (2006)




3) Contaminação por vírus - "REC"

Mais um espanhol na lista. Nem perca seu tempo com Quarentena, que os americanos correram pra filmar. REC é sombrio, com sustos de pular da cadeira. A atmosfera é claustrofóbica, e tem surpresa a cada minuto. Para os fortes. (2008)



4) Orientais - "ESPÍRITOS"

Um belo exemplo da espécie. Muito cabelo comprido, água e fantasmas que aparecem em fotos. A morta é vingativa, como em todos da categoria. Espíritos orientais não dão muita saída: eles grudam e não largam do pescoço. Nesse caso, literalmente. (2006)



5) Deformados do deserto - "VIAGEM MALDITA"

Puro sadismo, realmente violento, de dar nervoso nos dentes! Uma comunidade sobrevivente de um acidente nuclear é deformada e freak. Uma família tem seu carro enguiçado por lá e era melhor ter ficado em casa. A abertura é um espetacular trabalho de direção de arte. (2006)



6) Possessão demoníaca - "O EXORCISMO DE EMILY ROSE"

Esse não gosto nem de lembrar. As cenas da garota contorcida com pupilas dilatadas até hoje não me deixam dormir. Emily é possuída por 6 demônios e o que mais assusta é que é baseado em caso real. Só de pensar que pode acontecer comigo... (2005)



"Assista aquele filme que vc desconfia. Dê uma chance. Alguns merecem".

Related Posts with Thumbnails