A volta dos que não foram
Les Revenants, a série francesa que não vai te deixar em paz.
Sei que o blog demora mas quando a gente volta, é pra perturbar. Eu sinto a necessidade de alertá-los (num bom sentido) sobre tantas coisas que tenho visto, então, cá estou eu.
A minha nova fissura é a série da HBO Les Revenants (seria algo como 'os que voltaram' em português). No momento, a série está de férias, então dá tempo de você baixar e se atualizar. Foi apenas uma temporada que já deixou o mundo todo de cabelo em pé.
Les Revenants não é hollywoodiana. É francesa. E como toda produção europeia, é mais densa, séria, sombria. E sem sustos! Pode ficar tranquilo que não tem nenhuma pegadinha te esperando, o silêncio não precede barulhos ensurdecedores - é o próprio que te assusta. E as musiquinhas? Ahh as musiquinhas...
Terror de uma nota só.
A trama é surreal demais, ao ponto de ser difícil de explicar. Mas vamos lá... Uma micro cidadeznha em algum lugar da França tem uma rotina triste e pacata. Pacata porque não tem grandes novidades; e triste porque há 4 anos um ônibus escolar caiu num penhasco e todas as crianças morreram. De lá pra cá, os pais se uniram na dor e juntos se encontram em reuniões para tentar superar o trauma.
Pegou o clima? Pois é. Só que um belo dia a bonitinha Camille, que morreu no acidente, toca a campainha da casa da sua família. Ela voltou (com uniforme da escola, roupinha do dia do acidente) e não se lembra de nada.
Camille, assim como várias pessoas que morreram, voltam como se estivesse num dia comum. Ela chega, vai abrindo a geladeira (todos voltam morrendo de fome) e vai tomar banho, NORMAL. Os pais, a esta altura, já cairam pra trás, sabe? Exemplo: o pai fica sabendo q ela está em casa e a mãe avisa "-ela tá no banho!', e ele entra no banheiro e Camillie grita -"fecha a porta pai!" NORMAL.
É ou não é de enlouquecer? E pior: a irmã gêmea de Camillie cresceu, e ela ficou pra trás. E aí só piora... Vários familiares querido vão voltando, cada um para sua casa, sem lembrarem de quando morreram.
É isso mesmo, a série é sobre mortos que ressuscitam e perturbam as famílias que, apesar de tristes, estavam conformadas e calmas. A cada episódio, entramos na história de uma nova família e seu respectivo 'morto'. Parece pouco? Isso porque não contei metade... Eles comem sem parar, não dorme, tem feridas... É estranho.
A primeira temporada acabou e foi um sucesso mundial - ao ponto de, CLARO, os americanos quererem refilmar.. Aí já sabe, né? Hollywood!
Eu se fosse você, assistia logo o original... Francês, perturbador, silencioso, sombrio... Sem cortes, sem filtros. Pra mostrar como a vida pode ser APAVORANTE.