"ENVOLVA-SE COM O FILME. ATENTE PARA TODOS OS DETALHES".
Paulo Pimenta, jornalista e autor do blog Pimenta na Tela.
'Atividade Paranormal' chega para assustar.
Terror de orçamento barato é o sucesso mais esperado do ano.
Filmes de espíritos e fantasmas me dão medo, mas demônios são meu ponto fraco. Fantasmas são caricatos, branquelos, gelados, aparecem no Japão ou em casas abandonadas. Mas demônio, não. Demônios não têm forma definida nem espectro, não têm uma definição. Querem possuir sua alma, tomar seu corpo, e pode ser qualquer um: eu, vc, sua mãe. Eles simplesmente surgem, tomam o pensamento e - como já vimos antes - não há muito o que fazer.
Os dois filmes mais assustadores pra mim, até hoje, são 'O exorcista' e 'O exorcismo de Emily Rose'. Porque trazem pessoas comuns, famílias normais, nada de religião ou rituais. Adolescente, universitária, boa filha? Todo mundo serve. E aí ficamos assim, vulneráveis, à espera de algum evil começar a nos contorcer, falar no ouvido, respirar no cangote.
Desde que vi 'Emily Rose', tenho medo de acordar de madrugada. Ou seja, estou condenada e lembrar dos demônios pra sempre. Com 'Atividade Paranormal', não foi diferente. O filme é simples, inteligente e barato: casal ouve barulhos estranhos na casa, compra uma câmera especial e filma absolutamente tudo durante 20 dias. Vemos o filme através dessa lente. A câmera fica ligada a madrugada inteira, e a contagem do tempo no canto da tela faz a gente se encolher na cadeira, esperando qualquer coisa.
Enquanto eles dormem, muita coisa acontece - e piora. É porta abrindo, lençol saindo, luz acendendo, uma festa. Todo dia pela manhã, eles se apavoram ao olhar as provas. E vamos vendo o demônio se fortalecendo a partir desse "convite" para ser filmado. E sim, como sempre, ele quer o corpo de alguém. Eu, menina experiente, pegaria o primeiro avião pro Vaticano. Com demônio, só exorcismo, porque o que eles querem é sempre acertar as contas com os padres.
OBSERVAÇÕES:
1) O Trailer quase não traz cenas do filme, e sim a reação do público no cinema. Acredite, eu fiquei igualzinha àquelas pessoas. Assista AQUI.
2) Quando foi rodado, em 2007, havia outro final, que foi modificado para chegar às telonas. Fiquem tranquilos, o novo é bem mais legal.
Escrevi esse post pela manhã porque até de noite eu esqueço das cenas! Enquanto escrevo, só consigo pensar a mesma frase o tempo inteiro: "Filmes de demônios me dão muito medo... muito medo... muito medo". E eu acabo de perder toda a minha credibilidade como autora de um blog de terror.
Gotas merecidas (0 a 10): Roteiro - 8, Susto - 10; Medo - 10;