A morte da minha paciência
Remake de 'A morte do demônio' decepciona os fãs do clássico
É, minha gente. Decepcionante. Essa é a única palavra que vem na minha cabeça quando falo do "remake mais esperado do ano". Ok, eu sei que a gente sempre se decepciona com Remakes, porque ficamos apegados à primeira versão, comparamos, etc etc, mas sei reconhecer um bom trabalho. Pelo menos que seja uma homenagem ao anterior. E não foi o caso.
Para quem não viu o original de 1984 e esteve no cinema nas últimas semanas, 'A morte do demônio' (2012) é um filme nojento, grotesco, que assusta (pouco) e com muito, muito sangue esguichando na tela. Ou, seja, para os fãs de terror, é um filme... Ok. Nada de novo, nada de surpreendente. Na verdade, até bem apelativo. Muita trasheira à toa, sabe? Muita gosma, como Sam Raimi gosta, mas nada de diferente ou marcante (como o delicioso Arraste-me para o inferno, por exemplo).
Se não é nada de novo, por que não uma homenagem decente?
Nos anos 80, Sam Raimi ficou conhecido por seu terror com toques de comédia e muita, muita tosqueira. Sim, era mal feito. Mas era incrível esta história dos casais que se enfiaram naquela cabana no meio do mato e evocaram o demônio lendo o livro de pele e sangue. As pessoas iam se transformando, sendo possuídas, o demônio fica observando através da câmera, andando pela floresta e chegando correndo na casa. E não havia uma personificação: o demônio era a câmera e as pessoas que iam enlouquecendo! Agora, não... ficou tão sem pé nem cabeça que nem gosto de comentar! O filme começa com uma garota possuída sendo queimada (para o demônio sair do corpo dela) mas acaba que ela mesma que vem atormentar... Ódio dessa garota. NADA A VER existir uma PESSOA neste filme.
Quanto aos diálogos, eu já sabia que seria com um tom mais sério, menos comédia, mas daí a ficar só grotesco sem nexo foi difícil de engolir. E no final resolvem fazer a linha engraçadinha (agora?) com diálogos do tipo 'Die, bitch!!" , ou seja, mais do mesmo.. zzz.
Acho que para quem é fã a decepção foi grande, e este é o meu caso. Nunca existirá 'A morte do demônio' como o primeirão de Sam Raimi. Ou melhor: 'A morte do demônio 2' (também dos anos 80), acreditem se quiser, já era um remake também! ahhaha muito tosco: o filme não era continuação, era a mesma história com outros atores. E tão engraçado quanto, tão assustador quanto.
Sam Raimi conseguiu fazer com que os fãs se dividissem entre os dois filmes, mas duvido que consiga que se dividam em 3.
GOTAS MERECIDAS
gosmas - 10
sangue - 10
Roteiro - 1