AS ZUMBIS ORIENTAIS.
O mundo do terror oriental intriga e instiga a curiosidade de nós, meros ocidentais. O terror oriental é misterioso, com particularidades que pouco entendemos, mas devemos respeitar, porque funciona muito bem.
Notem a semelhança entre as personagens: são mulheres que foram mortas (de longas e lisas madeixas pretas), sempre caladas e à espreita, em belos vestidos brancos e que nunca sossegam - mesmo quando o protagonista acha o motivo da vingança, acha seu corpo em alguma vala, acha seu filho perdido, NÃO INTERESSA. A vingança sempre é eterna.
Então prepare o DVD e esconda-se embaixo do cobertor. Mas cuidado: elas são bem do tipinho que puxam o pé. Ah e mais cuidado ainda com torneiras, pias e ralos - essas fantasminhas adoram um banheiro (coisas de mulher!).
Aproveite o fim de semana e escolha a menina que mais te fará sofrer:
1) "O CHAMADO"
Adoro Samara Morgan. Uma menina sofrida, paranormal, incompreendida até pelos próprios pais e covardemente presa em um poço (com água suja, claro). O vídeo que as pessoas assistem antes de morrer é bem perturbador. (2002)
1) "RINGU"
É a mesma história da Samara, mas a protagonista é a Sadako. Essa é a versão original da história, feita no Japão, que inspirou o remake americano. Vale a comparação. Sadako é mais agressiva. (1998)
3) "ESPÍRITOS 2"
De 2 só tem o nome, porque não tem nada a ver com "Espíritos 1". Duas gêmeas siamesas são separadas na adolescência (é tosco e engraçado) e uma delas morre nas mãos dos médicos (logo a que era contra a cirurgia!). Claro que ela volta para se vingar da irmã e familiares. (2007)
4) "O GRITO"
Mamãe e filhinho vêm com força total. Toshio é o menininho que tornou-se inesquecível para os fãs. Ele e a mãe sofreram muito na mão de um pai conservador. A fantasminha é toda torta, devido a alguns tombos de escada. (2004)
5) "O GRITO 2"
A família do filme anterior não sossegou e quer mais vingança. As cenas são boas, os sustos são melhores e Toshio continua sinistrinho. Uma das poucas continuações que recomendo. E o 3 já está vindo por aí. (2006)
6) "ÁGUA NEGRA"
É o mais fraco da lista, e também trata-se de um remake. Muita, mas muita água e cabelos escorrem pela tela. Se fosse hoje em dia, o público sairía ensopado do cinema 3D. Vale assistir por ser dirigido por um brasileiro (Walter Salles). (2005)